Você já está cansado de saber sobre a taxa de lixo de Sinop. Na semana passada, o Weese preparou um artigo exclusivo, explicando tudo sobre essa cobrança. Mas a história parece um pouco longe do fim e a prova disso é que a prefeita Rosana Martinelli (PR) e os vereadores se reunião na tarde de hoje, terça-feira (03), na prefeitura, para debater o tema.

Segundo o presidente da câmara, Ademir Bortoli (MDB), o objetivo do encontro é conversar sobre o pedido suspensão da taxa, que foi feito pelos 15 parlamentares, na última terça-feira:

Os vereadores e a população não estão entendendo a fórmula do cálculo desses valores. Estamos solicitando que seja feita essa adequação. Essa reunião com todos os vereadores é para discutirmos. Ainda não houve suspensão da cobrança. [Que a prefeitura] faça revisão dos valores lançados tomando por base critérios técnicos e objetivos aprovados na lei complementar de 2015.

Conforme dissemos em nosso artigo, o principal problema da cobrança é a base de cálculo, que é a mesma do IPTU, relacionada ao tamanho do terreno e sua localização. Isso torna a cobrança abusiva.

Rosana Martinelli (PR), prefeita de Sinop (foto: O Livre).
Rosana Martinelli (PR), prefeita de Sinop (foto: O Livre).

Vamos continuar acompanhando a situação para trazer a melhor informação para você. Abaixo, você confere os valores atuais definidos para a cobrança.

Os valores da Taxa de Lixo

Tabela A – Serviço Residencial

  1. Coleta de duas vezes por semana, por m² de área construída com imóveis à partir de 90 m² (noventa metros quadrados) – 4,00 % UR/mês;
  2. Coleta de três vezes por semana, por m² de área construída com imóveis à partir de 90 m² (noventa metros quadrados) – 4,5% UR/mês.
  3. Coleta de quatro vezes por semana, por m² de área construída com imóveis à partir de 90 m²(noventa metros quadrados) – 4,9% UR/mês.
  4. Coleta de cinco vezes por semana, por m² de área construída com imóveis à partir de 90 m² (noventa metros quadrados) – 5,3% UR/mês.
  5. Coleta seis vezes por semana, por m² de área construída com imóveis à partir de 90 m²(noventa metros quadrados) – 5,8% UR/mês.

Tabela B – Serviço Não Residencial

  • 1. Coleta três ou mais vezes por semana, por m² de área construída:

a) Até 200 m² – 7,00% UR
b) De 201 m² a 500 m² – 9,00% UR
c) De 501 m² a 1.000 m² – 10,00% UR
d) Acima de 1.001 m² – 12,00% UR

  • 2. Coleta até duas vezes por semana, por m² de área construída:

a) Até 200 m² – 5,90% UR
b) De 201 a 500 m² – 7,00% UR
c) De 501 a 1.000 m² – 9,00% UR
d) Acima de 1.001 m² – 10,00% UR

Tabela C – Taxa Mínima Área Residencial

  • a) até 90 m² – 5,00 UR

Tabela D – Taxa Social Área Residencial

  • a) 3,00 UR*

*UR valor de R$ 2.63.

--------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here