Um homem, identificado como Valdir Farinha (60), morreu na noite desta quarta-feira (12), depois de ser abordado por um assaltante na porta da casa dele. Valdir era presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Rondonópolis, município a 694 quilômetros de Sinop.

A ação do criminoso foi captada por câmeras de segurança do local. No vídeo, é possível ver que Valdir conversava com a mulher dele e um casal de amigos na frente da casa onde ele morava, no bairro Monte Líbano. Pouco tempo depois, um homem se aproxima a pé, saca e uma arma e anuncia o assalto. De acordo com a polícia, o homem pediu o carro que estava próximo do grupo.

Valmir, que estava armado, reagiu ao assalto e acabou baleado. O amigo dele também foi baleado e o suspeito fugiu a pé, sem levar nada. Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi até o local para prestar socorro às vítimas, mas Valmir não resistiu aos ferimentos. O amigo dele foi socorrido por testemunhas.

Logo depois do crime, uma guarnição da Polícia Militar que procurava pelo suspeito flagrou um grupo roubando um carro Chevrolet Onix nas proximidades. Eles tentaram fugir em alta velocidade e, em determinado momento, chegaram a atirar contra a polícia, que revidou os disparos. Pouco depois, os criminosos jogaram a arma pela janela do carro.

Nas proximidades do bairro Jardim Primavera, os criminosos resolveram se entregar. Com eles, os militares encontraram um rádio sintonizado na frequência utilizada pela PM. No carro, havia três adultos, sendo dois homens e uma mulher, e uma adolescente de 16 anos. Segundo os militares, o grupo queria ajudar na fuga do atirador, que também foi baleado nas costas. Ainda assim, o homem que aparece nas imagens ainda não foi preso.

Valdir Farinha era presidente do Conseg de Rondonópolis (foto: Arquivo pessoal)

Valmir era o atual presidente do Conseg da área central de Rondonópolis e também era ex-presidente da Federação do Conselho de Segurança Pública (Feconseg). O Conseg é um órgão que auxilia as forças de segurança no trabalho de combate a criminalidade nos bairros. Ele era natural de São Paulo, era casado e tinha três filhos e três netos.

-----------------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.