O Peru é último classificado para as semifinais da Copa América. Em jogo travado e de pouca inspiração hoje (29) na Arena Fonte Nova, em Salvador, os comandados de Ricardo Gareca contaram com a ajuda do Árbitro de Vídeo (VAR, na sigla em inglês), seguraram o 0 a 0 no tempo normal e bateram o Uruguai por 5 a 4 nos pênaltis. Luis Suaréz foi o único a desperdiçar a cobrança.

Desta forma, a seleção peruana enfrenta o Chile na semifinal da competição, quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio. Do outro lado da chave, Brasil e Argentina duelam por vaga na decisão. A partida acontece um dia antes (terça), no mesmo horário.

(foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Foi um jogo de muitos erros e baixo nível técnico. O badalado ataque uruguaio, com Suárez, do Barcelona, e Cavani, do Paris Saint Germain, frustrou a torcida presente na Arena Fonte Nova. A forte chuva que caiu durante o primeiro tempo não serviu de desculpa para o futebol pobre apresentado pelas duas seleções. O problema era falta de criatividade e inspiração por parte do Uruguai, e de ousadia do lado peruano.

A Celeste até balançou a rede três vezes, mas irregularidades foram corretamente apontadas pela arbitragem em todos os lances. Em jogadas regulares, o Uruguai perdeu muitos gols, um deles incrível com Godín. Praticamente debaixo das traves, o zagueiro uruguaio isolou a bola.

A arbitragem do brasileiro Wilton Sampaio e de seus auxiliares foi digna de nota. Anulou corretamente os gols e não esperou o VAR para tomar decisões importantes.

É possível dizer que o Peru melhorou seu futebol em comparação com a partida anterior, quando perdeu de 5 a 0 para o Brasil. O medo de sofrer uma nova goleada fez o time do treinador Ricardo Gareca se fechar mais no início do jogo e arriscar menos no ataque. À medida que o segundo tempo se desenrolava, ficou claro que o objetivo dos peruanos era levar o jogo para os pênaltis. Do outro lado, o Uruguai tentava evitá-los de qualquer maneira. Sem organização tática, o time de Óscar Tabárez apostava em bolas jogadas na área, numa tentativa quase desesperada de marcar. Não houve jeito.

Curiosamente, os dois times com melhor futebol demonstrado na primeira fase foram eliminados nas quartas de final. Enquanto a Colômbia caiu diante do Chile, o Uruguai foi eliminado hoje. Bom para os peruanos, que depois de se verem quase eliminados após goleada sofrida para os brasileiros na primeira fase, agora se veem nas semifinais. Resta saber se esse time pode surpreender ainda mais.

Ficha técnica: URUGUAI 0 (4) X (5) 0 PERU

  • Competição: Copa América (quartas de final)
  • Local: Arena Fonte Nova, Salvador
  • Juiz: Wilton Sampaio (Brasil)
  • Uruguai: Muslera, Godin, Giménez, Cáceres, Gonzales; Bentancur, Valverde (Stuani), De Arrascaeta, Nández (Torreira); Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.
  • Peru: Gallese, Abram, Zambrano, Advíncula, Trauco; Yotún, Tapia, Carrillo (Christofer Gonzáles), Flores, Cueva (Ruidíaz); Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
  • Gols (disputa de pênaltis): Guerrero, Ruidíaz, Yotún, Advíncula e Flores (Peru); Cavani, Stuani, Gallese, Torrera (Uruguai).

-----------------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.