No próximo domingo (13), cinco santos serão canonizados na Itália, pelo Vaticano. Entre eles está a brasileira Irmã Dulce e a Madre Josefina Vannini, que apesar de não brasileira, tem uma ligação muito forte com o Brasil. A Madre Josefina nasceu em julho de 1859, em Roma, e foi a fundadora da Congregação de Filhas de São Camilo.

O milagre que a levou à canonização está ligado com o pedreiro Arno Celson Klauck, que morava em Sinop no ano de 2007, quando sofreu um grave acidente. Ele caiu do terceiro andar enquanto colocava vigas de madeira em uma obra da Casa das Irmãs Camilianas. Foi uma altura de mais de 10 metros. E no exato momento da queda, Arno pediu o ajuda para a Madre Josefina Vannini.

Ele sobreviveu ao acidente e este é considerado o primeiro milagre a beata, no país. O processo de reconhecimento durou cerca de 12 anos, considerado um dos mais rápidos na Igreja Católica.

Lugar onde ocorreu o acidente com o pedreiro (foto: Reprodução)

Segundo Arno, o acidente aconteceu numa segunda-feira de carnaval. Ele estava trabalhando no prédio quando alguém pediu que ele tampasse dois fossos. Ao colocar a madeira, que era menor do que o buraco, acabou caindo. Enquanto caía, invocou a intercessão da religiosa da madre. Ele salvou, ficando com apenas alguns hematomas:

Eu caí lá embaixo, dentro do fosso cheio de material, ao lado das vigas. Quando cheguei no hospital, os médicos fizeram vários exames, porque era impossível ter caído de uma altura dessas e não ter quebrado nada. Foi um milagre da Madre Vannini, na hora só me lembrei dela, porque aquela obra era dela.

Fosso do elevador onde Arno caiu e pediu auxílio da Madre Vanini (foto: Reprodução)

Há 400 unidades da congregação Filhas de São Camilo no mundo. No Brasil, são apenas 10 e uma delas está em Sinop. O pedreiro Arno, trabalhava na construção desse lar solidário quando o milagre aconteceu. As instituições, que são dirigidas por freiras, funcionam como hospitais, hospedarias e casas de acolhimento a idosos, doentes e crianças. Atualmente, a casa de Sinop atende mais de 20 idosos.

A canonização da Madre Josefina Vannini também guarda outra história interessante. A última mulher nascida em Roma a ser canonizada foi Francisca Romana (1384- 1440), que foi proclamada santa pelo Papa Paulo V, no ano de 1608. Ou seja, ela é a primeira em mais de 4 séculos.

Madre Josefina Vannini

-----------------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.