Começa nesta sexta-feira (21) e vai até domingo (23), a terceira edição Startup Weekend, evento de empreendedorismo que já se tornou tradicional na cidade. E, pelo terceiro ano consecutivo, a CDL Sinop apoia, patrocina e sedia a iniciativa.

O evento que reúne empreendedores de diversos campos do conhecimento tem como objetivo transformar ideias inovadoras em potenciais negócios – dando ferramentas para que projetos sejam tirados do papel. Segundo um dos organizadores, o professor Adriano Barreto:

O Startup Weekend Sinop é um evento de imersão, que reúne pessoas com perfil empreendedor, dispostos a emular novos negócios em um período de 54 horas. O network e as experiências compartilhadas pelos mentores são o ponto forte desse modelo. Pessoas com diferentes habilidades formam uma equipe para desenvolver uma ideia e transformá-la em um negócio.

O evento de Sinop faz parte de uma rede global de incentivo à Startup abraçados pela Techstars – uma empresa americana voltada para esse tipo de negócio. Essa “rede” já viabilizou a realização Startups Weekends em mais de 1,4 mil cidades, em 156 países. Dessas iniciativas resultaram mais de 5 mil empresas criadas a partir de ideias sugeridas nesses eventos. Rodrigo Paiva, um dos voluntários que participa do Startup Weekend Sinop, revela:

Durante essas 54 horas de evento as equipes trabalham para validar suas ideias e produtos. Ao final, a nova empresa sai do evento 70% pronta.

O Startup Weekend Sinop contará com a participação de 120 pessoas. Esse grupo será dividido em 3 campos do conhecimento: programadores, designers e negócios. Segundo Paiva:

Nesse ambiente de imersão vamos combinar uma pessoa de cada categoria para que desenvolvam uma ideia nova, de algo que não esteja sendo trabalhado ainda. Essa multidisciplinaridade é proposital. Quanto mais diversa for a equipe que está modelando o projeto dessa empresa, mais chances dela dar certo.

Ao final do evento, os 3 projetos mais bem pontuados (com maior viabilidade), serão incubados pelo Sebrae, que dará a mentoria necessária para que o negócio comece a rodar. Segundo o professor Barreto:

Esse evento não tem fins lucrativos. É uma iniciativa de voluntários que dedicam parte do seu tempo para criar um ambiente de ideias inovadoras, capaz de fomentar a cultura do empreendedorismo na nossa região. O Startup Weekend Sinop tem sido marcado como um evento capaz de reunir pessoas que pensam de forma inovadora, que são entusiastas de tecnologia e novos negócios. Quando o evento termina, essa rede de contatos continua viva e operando.

Na edição de 2017, o evento de Sinop ficou em 2º lugar entre as melhores “Startup Weekend” e em 2018 na 6ª melhor colocação. Para participar da 3º edição, clique AQUI e preencha o formulário.

-----------------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.