A história da família Gandolfi em Sinop teve início no ano de 1985, quando Adelso Gandolfi juntamente com sua esposa e duas filhas, se aventuraram em desbravar uma terra desconhecida, margeando a rodovia BR-163 ao norte de Mato Grosso. Deixaram para trás a cidade de Medianeira (PR) por influência do cunhado Davi Demarchi, que já estava em Sinop desde o início da década de 1970.

Os Gandolfi vieram em busca de uma nova vida e oportunidade na então Gleba Celeste. Segundo Adelso, os primeiros passos, quando chegaram a Sinop, foram difíceis:

Viemos primeiramente para trabalhar na roça. Arrumamos uma terra no Bela Vista, porém não deu muito certo e viemos para a cidade.

A alternativa para seu recomeço foi trabalhar na área de construção civil da cidade, que até hoje faz parte da sua renda.

Segundo o pioneiro, Sinop melhorou muito nos últimos anos. Quando chegaram e vieram para a cidade, se instalaram na Rua das Nogueiras, no centro de Sinop. Naquela época, tanto esta rua quanto a principal avenida da cidade, a Júlio Campos (que ainda se chamava avenida dos Mognos), ainda eram de chão e havia mata nativa ao redor.

Ficaram por 2 anos em uma casa alugada, e logo após construíram a própria casa, no jardim Jacarandás. Ainda segundo Adelso:

A maior dificuldade que encontrei foi a chuva! Chovia muito e aqui por ser tudo terra, dificultava muito o serviço e transporte.

Para Adelso, a principal mudança quando se compara a Sinop de hoje com a de 36 anos atrás é a geração de empregos:

Minha vinda para essa cidade foi muito boa, pois no Paraná não tinha muito serviço. Aqui, como a cidade estava crescendo, a oportunidade era maior.

Em 1993, nasceu sua terceira e última filha, fazendo com que sua família realmente criasse raízes em solo sinopense. E Adelso afirma que ainda tem o mesmo pensamento de quando chegou nas terras da Gleba Celeste: Sinop ainda é uma geradora de emprego e renda, além de ser um lugar bom de morar.

Minhas filhas cresceram aqui e hoje estão casadas, construíram também suas vidas e são muito felizes. Isso me torna uma pessoa satisfeita pela escolha que fiz e por ter recomeçado nessa cidade.

A saga da família Gandolfi se mistura a centenas de famílias que adoram Sinop como sua morada e fazem da Capital do Nortão, no auge de seus 45 anos de criação e 40 de emancipação, a 4ª maior cidade do estado.

--------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.