O Facebook acabou de anunciar sua própria criptomoeda, a Libra. Em um comunicado oficial, a plataforma explica que o projeto será testado em breve, e deve chegar ao público na primeira metade de 2020.

A empresa explica que cerca de 1,7 bilhão de adultos ao redor do mundo permanecem fora do sistema financeiro tradicional, sem acesso a um banco. Por conta disso, a Libra seria uma alternativa, se apresentando como a primeira criptomoeda de uso amplo e mainstream.

Com a Libra, o usuário terá uma carteira virtual, com um aplicativo próprio, e poderá realizar transações com outros usuários, comprar créditos para aplicativos e realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais — uma parceria que vai começar a se desenhar nos próximos meses.

Diferentemente de outras moedas, o lastro da Libra não parte do ouro, e sim de “depósitos bancários, investimentos governamentais de curto prazo feitos com bancos centrais de alta reputação”.

Além do Facebook, outras empresas estão envolvidas ativamente com a iniciativa da Libra: Visa, Uber e Andreessen Horowitz, com cada uma dessas investindo pelo menos US$ 10 milhões no projeto. O manifesto completo da Libra está disponível aqui.

--------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.