A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do país. Em Sinop, as vacinas já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta primeira etapa da ação, que vai até o dia 25 de outubro, o público alvo são crianças de seis meses até menores de 5 anos.

O dia D será no dia 19 de outubro, juntamente com um mutirão de ações para contemplar o Outubro Rosa, o mês alusivo à conscientização e combate ao câncer de mama. Conforme uma imposição do Ministério da Saúde, a priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença na faixa etária, baseado nos casos registrados em 2019. A idade indicada apresenta maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Já na segunda etapa da campanha, que será realizada do dia 18 ao 30 de novembro, o grupo contemplado será de adultos jovens com idade de 20 a 29 anos, devido ao número de casos confirmados nesta faixa etária serem expressivos. No entanto, de acordo com a coordenadora de imunização da SMS de Sinop, Sirlei Castilho, a vacina contra sarampo faz parte da rotina das UBS’s e está disponível para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

As vacinas serão aplicadas nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Apenas as unidades Violetas, Maria Vindilina II, Gente Feliz e Vitória Régia estão, temporariamente, sem atendimento. Devido a isso, os munícipes destas regiões deveram procurar a unidade mais próxima para receber a dose.

Sarampo Brasil 

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Do total, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do Estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA e SE). Mato Grosso não apresentou nenhum caso.

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

--------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.