Atualmente aonde vamos ouvimos a frase “Você precisa empreender”. É uma frase bonita, que nos incita a sairmos da comodidade e tentarmos ser donos de nossos próprios negócios. Mais há um grande problema!

Antes de empreender é necessário ter uma ideia, uma ideia inovadora. São as ideias que movem o mundo e que fazem as pessoas empreenderem. Uma boa ideia pode gerar um ótimo retorno financeiro. Mas esse é o grande problema na hora de empreender, ter a boa ideia que fará com que sua vida mude. Acontece que a maioria das pessoas imagina que para o negocio da certo a ideia precisa ser de algo que não existe, e que precisa ser algo mirabolante, mas a grande verdade é que muitas empresas gigantes que vemos hoje tiveram uma ideia simples, se pararmos para pensar muitas empresas estão fazendo algo que você pensou em fazer mas achou a ideia simples demais.

Por exemplo a UBER, uma ideia simples e que em algumas cidades já existiam o sistema. Eu mesmo sou de uma cidade aonde os taxis não eram o meio de locomoção mais utilizado, e nem os ônibus. Nos chamávamos de Lotação (você pagava uma pequena taxa de 2,50 e andava a cidade toda, desde que não se incomodasse de andar com outras pessoas no mesmo carro). A ideia de fazer viagens baratas e facilitar a vida das pessoas é uma ideia simples de se olhar, mas que a UBER decidiu investir e fez com que se tornasse o que ela é hoje.

Outro exemplo, o iFood, aplicativo para realizar pedidos em restaurantes, uma ideia bastante simples. Se você é de uma época antes do iFood, vai lembrar que para pedir uma pizza, tínhamos que ligar em diversas pizzarias e perder alguns minutos de nossas vidas para anotar os sabores e preços. Quem inventou o iFood imaginou: Por que perder esse tempo? Não é melhor ter esse tempo para fazer outras coisas, então vamos juntar todos os restaurantes/pizzarias/lanchonetes que conseguirmos e as pessoas não precisarão ficar perdendo tempo. É ou não é uma ideia simples?

Para ter ideias, eu gosto de lembrar de um filme da PIXAR, acho que já deve ter assistido, o nome é “ROBÔS”. E nesse filme há uma frase que inspira ter ideias a frase é “Viu a necessidade? Atenda!”, em outras palavras as ideias e projetos foram feitos para ajudar a solucionar uma necessidade. E esse é o principal objetivo de qualquer empresa, solucionar as necessidades de seus clientes.

Parceiros são a chave

É conhecido que não conseguimos fazer nada sozinhos, a não ser necessidades fisiológicas (hahahahaha). Não somente termos uma ideia legal que atenda a necessidade das pessoas, nós precisamos tirar essa ideia do papel e se engana quem imagina que para fazer isso é necessário que precise ter muito dinheiro, ou conhecimentos que não possui. Por exemplo se você teve a ideia para um aplicativo (o que está na moda), você não precisa necessariamente saber programar e criar um aplicativo e nem ter muito dinheiro, (é claro que se possuir vai ficar mais fácil).

Você pode formar parcerias para tirar sua ideia do papel, achar pessoas que compartilhem com o mesmo objetivo que o seu, e que gostem da sua ideia. Dessa forma sua ideia sairá do papel de forma rápida e terá sucesso. Todos nós temos capacidade de termos boas ideias e com o auxilio de pessoas inteligentes podemos ter sucesso.

--------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.