Desde pequeno meu pai sempre me incentivou a aprender algum instrumento, era o sonho dele ver os seus filhos tocando, porem eu gostava mais de jogar bola e brincar na rua do que ficar sentando aprendendo teoria musical.

Aos 17 anos tudo mudou, fui convidado para tocar em uma banda marcial da minha cidade, eu já sabia um pouco da teoria então foi fácil para eu desenvolver ali dentro, e foi ali que me apaixonei pela música. Hoje sou musico e toco Saxofone, e foi tocando que aprendi diversas coisas que utilizo na minha vida profissional e que vou dizer para você agora.

1º Tenha paciência

Quando você decide aprender a tocar algum instrumento, independente do que ele é (violão, piano, flauta, etc). Sempre há ansiedade em pegar o instrumento e tirar as primeiras notas e começar a tocar aquelas músicas tops que você assiste no Youtube, porém a verdade é mais cruel.

Antes de pegar no instrumento, você deve primeiro aprender a teoria da música, e são horas e horas aprendendo sobre notas, tempo, ritmo, entre outras coisas necessárias, somente após você ter total conhecimento da teoria é que pode pegar o instrumento, do contrário você não vai se sair tão bem ao tocar a música que você gosta.

Na vida profissional não é diferente, temos que ter paciência, para primeiro aprender e depois aplicar o que aprendemos.

2º Observe os outros

Quando começamos a tocar, uma das principais técnicas para você melhorar como musico, além de continuar estudando e treinando é observar os outros. Observar como eles tocam e o que eles tocam. Ao fazer isso, pegamos algo bom e interessante deles e aplicamos isso em nosso próprio conhecimento, o resultado é fantástico.

Quando trabalhamos em uma empresa, também podemos e devemos observar a todos os que estão ao nosso redor, para vermos o que eles fazem de melhor e então utilizarmos sua técnica para fazer o nosso trabalho melhor.

3º Se dedique

Um músico só fica melhor quando ele se dedica e se esforça para aprender cada dia mais. São horas e horas de treino e pratica para que ele possa fazer uma boa interpretação de uma música.

Acho que tudo na vida é dedicação, principalmente quando queremos ser pessoas bem-sucedidas

4º Ouça seus companheiros

Isso é muito importante, quando tocamos dentro de uma orquestra ou algum grupo musical, temos que ouvir os instrumentos de nossos companheiros para ver se estão todos afinados e tocando as notas certas, mas também para vermos se o nosso instrumento está afinado e se estamos tocando corretamente.

Muitas vezes não percebemos, por não ouvir os outros, quais sãos os problemas e quem são responsáveis pelos problemas que estão acontecendo. Em muitos casos podem ser nós mesmos os culpados.

5º Tenha Responsabilidade

Um músico deve ter responsabilidade para se tornar um ótimo músico, precisa ser responsável com horários de ensaio ou de apresentações e também responsável em cuidar do seu instrumento, afinal é com ele que ele vai demonstrar todo o seu talento.

Isso é uma qualidade que muitas empresas procuram em funcionários, pois elas necessitam que sejam responsáveis com os deveres da empresa.

Três perguntinhas básicas para saber se estão sendo responsável:

  1. Está sempre no horário combinado com a empresa para iniciar seu trabalho?
  2. Suas atividades estão todas sendo realizadas de acordo com o requisitado pela empresa?
  3. Seu ambiente de trabalho está bem organizado?

6º Tenha Atenção

Atenção, atenção, atenção. Quando um músico está tocando, ele necessita ter total atenção na partitura, no maestro e nos colegas músicos. Se ele se distrair com alguma coisa, pode perder o andamento da música e corre o risco de fazer com que os companheiros também se percam e isso leva ao caos total e prejuízo na apresentação.

Atenção é fundamental em todas as atividades que devem ser realizadas, sempre tomando o cuidado para não se distrair e cometer erros.

FIM!

Essas 6 dicas me ajudaram e ajudam na vida profissional dentro das empresas, espero que elas possam te ajudar também, afinal hoje em dia está bem complicado achar e manter um bom emprego.

--------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.