De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estado de Mato Grosso assumiu novamente o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção (VBP), superando São Paulo. De acordo com a Pasta, Mato Grosso arrecadou R$ 101,8 bilhões, enquanto São Paulo arrecadou R$ 78,1 bilhões, um índice 30% superior.

O Valor Bruto da Produção é a soma de tudo o que foi arrecadado com a produção no Estado. Em Mato Grosso, o destaque é para a soja, com 46,19% da composição do VPB, seguido do algodão (33%) e do milho (16,12%). Segundo o secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Walter Valverde:

Mato Grosso se destaca principalmente porque a agropecuária é a aptidão do Estado. Há anos, o setor vem se organizando e usando a tecnologia e modelos de gestão a seu favor. O Governo do Estado colabora buscando desburocratizar, modernizar e trabalhar as demandas do setor, como infraestrutura e conectividade.

Mato Grosso havia perdido posições nos últimos dois anos. Segundo o coordenador do Observatório do Desenvolvimento da Sedec, Sérgio Leal, os preços externos foram responsáveis por esta oscilação.

Nossos produtos são quase todos vendidos em dólar. Então, se cai o dólar, o VBP também diminui.

-----------------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.