O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, recebeu na manhã desta quinta-feira (16), em seu gabinete, uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Os profissionais vieram para Sinop para conhecer a região para realizar um estudo de logística e mercado, para propor um programa de cooperação técnica.

Segundo Brolese, o grupo está preocupado com a segurança alimentar global. Por esse motivo, está disponibilizando, através desta cooperação técnica, tecnologias de precisão e recursos financeiros:

É uma parceria com o Governo Federal para o desenvolvimento tecnológico, através da agricultura de precisão e soluções em logística. É muito importante este intercâmbio, pois este grupo é especialista em agricultura inteligente e disponibilizam uma cartela de financiamentos, para quem quer investir nesta área. Eles vieram buscar informações e conhecer as potencialidades da nossa região e este contato é muito importante para o nosso agronegócio.

O secretário apresentou as potencialidades do município como cidade polo em prestação de serviço, saúde, educação e do agronegócio para a macrorregião que engloba 32 municípios circunvizinhos. Os investimentos, que em breve acontecerão como o Ferrogrão, que vai conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, chamaram bastante a atenção da comitiva. Entretanto, os pequenos produtores e a agricultura familiar também estiveram em pauta na reunião, com propostas para desenvolvimento.

De acordo com Nobuyuki Kimura, da JICA em Brasília, o trabalho proposto pela JICA, além de oferecer uma agricultura inteligente, é acompanhar toda a cadeia produtiva, desde a produção até a distribuição.

O nosso objetivo é contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Cada projeto é voltado para as necessidades específicas de cada região, mas voltados com a preocupação na segurança e na questão ambiental.

Participaram da reunião o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da JICA em Tóquio, Kota Sakaguchi; o Conselheiro em Agricultura da JICA Matriz, Yutaka Hongo; o consultor de Agricultura da empresa CKC consultoria, Isso Dojun; e, ainda, o representante Sênior da JICA no Brasil, Shinji Sato.

Em 2019, representantes da JICA também visitaram para a cidade e participaram de reuniões com representantes da Prefeitura de Sinop.

-----------------------------
Você sabia que o Portal Weese também está no Instagram, no Facebook e no Twitter? Então não perca tempo e siga a gente por lá.